livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

10/04/2016

Na areia da praia mansa

        Reflexo
Ela se foi, mas ficaram
rastros vivos de lembrança
que os seus leves pés deixaram
"na areia da praia mansa
e de lá se projetaram
no céu da minha esperança".

        Invenção
Triste e saudoso, eu fiquei
ao saber que ela partia.
Mas, na saudade, inventei
rumos que ela tomaria:
eram por onde eu pensei
que também me levaria.

        Tentativa
Vendo a nuvem que passava
perto da minha morada,
perguntei se me ajudava
a segui-la na estrada;
respondeu que "lamentava,
não podia fazer nada".

        Remediação
Nada fez, mas eu achei
um jeito de esperar
pela sereia a quem dei
adeus para viajar:
"mentalmente me deitei
na 'areia mansa' do mar".

Eu vivo cansado de me despedir;
por isso, não lhe disse nenhum adeus;
deixei que ela voltasse aos entes seus,
sem falar na dor que eu pudesse sentir.
Depois que ela foi¹, eu também quis ir,
(mas não tenho asas nem posso voar).
Fui dormir saudoso, querendo sonhar
e sonhei "com ela"² em "outro avião,
e a nossa rota de navegação
foi na 'areia mansa' da beira do mar".
¹ "Foi" contém um ditongo, mas está usado aqui como hiato (fo-i) para formar uma diérese (completa as 11 sílabas poéticas).
² Essa forma foi escolhida a bem da clareza, mas o certo é "consigo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário